Vamos começar... pelo fim?

segunda-feira, 27 de maio de 2019



"Nem sei por onde começar..."

É assim que se iniciam a maioria das primeiras consultas num processo de psicoterapia. A vida vai-nos acontecendo, até que um dia sentimos que já não conseguimos lidar com tanto que temos à nossa volta (ou com tanto vazio que existe dentro de nós) que surge a necessidade de pedir ajuda. Mas depois ali chegados, é como se o novelo estivesse tão enredado que já não sabemos onde começam e onde terminam as dificuldades.... O que dizer? Falamos da semana terrível? Da discussão desta manhã com chefe? Da solidão do Natal que passou? Ou daquele episódio gravado na memória desde a infância?

Mas então e se começarmos pelo fim? Vamos supor que o trabalho que vamos desenvolver na psicoterapia corre bem... então...

  • O que é que se imagina a fazer de diferente?
  • O que irá começar ou deixar de fazer?
  • O que irá fazer ainda mais ou quererá fazer cada vez menos?
  • Como se imagina a tratar de si, dos outros do mundo?
  • De que pessoas, lugares, eventos, atividades ou desafios irá contactar, aproximar-se ou envolver-se ainda mais (em vez de evitar, desistir, afastar-se)?
É com um foco consciente e deliberado no que queremos para uma vida plena que iremos orientar o nosso caminho. Não há dois caminhos idênticos, pois apesar de parecer que todos nascemos iguais e todos queremos as mesmas coisas, a verdade é que o que somos e o que nos faz felizes tem de ser explorado em profundidade e determinará a motivação com que nos envolveremos em cada passo do caminho! 
Inês Vinagre. Com tecnologia do Blogger.

Marcar consulta






Theme Designed By Hello Manhattan
|

copyright Inês Vinagre

copyright Inês Vinagre