DEPRESSÃO PÓS-PARTO

Photo by Ashton Mullins on Unsplash

A espera e a chegada de uma criança é geralmente um momento de grande felicidade e alegria. No entanto, nem sempre as mães ou os pais se sentem assim. 

Muitas mães, durante um período breve após o parto, sentem-se emotivas, infelizes e chorosas. Esta situação começa 3 a 10 dias após o parto e é tão comum que é considerada normal. Muitos pais sentem-se também desta forma. Estes “baby blues”duram apenas alguns dias.

No entanto, cerca de 10% a 15% das mães desenvolvem sentimentos depressivos mais profundos e duradouros, conhecidos como Depressão Pós-Parto. 

A Depressão Pós-Parto desenvolve-se normalmente nas seis semanas seguintes ao parto e pode aparecer gradualmente ou de repente.

As mães podem sentir-se tristes, inúteis, sem esperança no futuro, cansadas e incapazes, irritadas e zangadas, culpadas e agressivas para com o bebé ou o companheiro. Quando as mães experienciam pensamentos sobre a morte ou fazer mal a si próprias ou ao bebé, podem ficar assustadas e sentir que estão a ficar “malucas” ou a perder o controlo. Podem sentir vergonha e não querer partilhar estes sentimentos com ninguém.

Quanto mais depressa reconhecermos os sintomas de uma Depressão Pós-Parto e encontrarmos tratamento, mais depressa a depressão passará e o sofrimento será menos grave, afectando menos a mãe e o bebé. A psicoterapia tem demonstrado evidência e eficácia comprovada no tratamento da  Depressão Pós Parto. Não sofra em silêncio, Procure ajuda.


Inês Vinagre. Com tecnologia do Blogger.

Marcar consulta






Theme Designed By Hello Manhattan
|

copyright Inês Vinagre

copyright Inês Vinagre