terça-feira, 13 de agosto de 2019

Definir objetivos



Quase quase a começar um novo setembro (e mesmo ainda não tendo havido férias para alguns), aqui está um tópico que de tão simples, por vezes nos "armadilha" para falharmos, ainda nem tendo começado.
Aqui fica uma sugestão de como pode ser mais ajustado e eficaz...

Muitas vezes estabelecemos "desejos" em vez de objetivos, com a vaga esperança de que algum génio da lâmpada mágica os realize por nós...
Objetivos devem descrever o que Eu quero FAZER...
Resultado de imagem para objetivos• O que vou fazer de diferente? 
• O que vou começar a fazer / parar de fazer? 
• O que farei mais ou menos? 
• Como vou tratar de mim mesmo, aos outros, ao mundo de maneira diferente? 
• Que pessoas, lugares, eventos, atividades, desafios vou descobrir, iniciar, retomar ou entrar em contato? (em vez de evitar, desistir, desistir ou ficar longe de)? 
• Há alguma tarefa ou atividade em que me possa concentrar melhor ou participar? 
• Há pessoas com quem queira estar mais atento ou mais presente? 
• Existe alguém ou alguma coisa que possa apreciar mais?


Vamos então por partes...

1. Escolha APENAS UM domínio de vida de cada vez: saúde, trabalho, educação, lazer, crescimento pessoal, espiritualidade, pais, amigos, família, relacionamento íntimo, outros.


2. Pense nos seus valores. Escolha os que gostaria que estivessem presentes no domínio de vida escolhido. Estes valores irão motivar e inspirar as ações que irá tomar para alcançar o seu  objetivo. 


3. Defina um objetivo SMART
  S = eSpecífico (não defina uma meta vaga, imprecisa ou mal definida como "serei mais dedicado". Em vez disso, seja específico: "Vou telefonar aquele amigo que há muito tempo não sei como está". Por outras palavras, especifique quais as ações que planeia executar. 
  M = Motivado por valores (ou seja, verifique se esta meta está alinhada com os valores na etapa 2). 
  A = Adaptativo (Esta meta pode melhorar sua vida de alguma forma?) 
  R = Realista (Certifique-se de que a meta seja realista para os recursos disponíveis. Recursos que podem ser necessários: tempo, dinheiro, saúde física, apoio social, conhecimento e competências. Se estes recursos forem necessários, mas não estiverem disponíveis, precisará de se ajustar para algo mais realista. O novo objetivo pode ser encontrar os recursos que faltam: poupar dinheiro, ou desenvolver competências, ou construir uma rede social, ou melhorar a saúde, etc.) 
  T = tempo (Estipule um prazo específico: especifique o dia, data e hora - como com a maior precisão possível para executar as ações propostas.)


4. Quais são os benefícios? Esclareça para si mesmo, qual seria o resultado mais positivo de alcançar seu objetivo? (No entanto, não comece a fantasiar sobre como a sua vida será maravilhosa depois do objetivo alcançado; na verdade, a investigação tem demonstrado que fantasiar sobre o futuro reduz o envolvimento para o alcançar...)


5. Prepare-se para os Obstáculos. Imagine as potenciais dificuldades e obstáculos que podem estar no caminho até alcançar seus objetivos e planeie como lidará com eles se surgirem. 
Considerar: a) quais são as possíveis dificuldades internas (pensamentos e sentimentos difíceis, como motivação, insegurança, angústia, raiva, desesperança, insegurança, ansiedade, etc.)? 
b) quais são as possíveis dificuldades externas (por exemplo falta de dinheiro, falta de tempo, falta de competências, conflitos pessoais com outros envolvidos)?


6: Quão realista é este objetivo, de 0 a 10?
10 = completamente realista, definitivamente vou fazer. 
0 = totalmente irreal, eu nunca farei isto. 
Os seus objetivos precisam de ser razoavelmente realistas: pelo menos um 7. Se não conseguir classificar pelo menos com um 7, então mude o objetivo - torne-o menor, mais simples, mais fácil até conseguir um 7. Se necessário, mude completamente o objetivo. 


7. Com quem quer compartilhar o seu objetivo? A investigação mostra que se fizer um compromisso público com seu objetivo (pelo menos uma outra pessoa), então é muito mais provável que o siga. E se não está disposto a isso, então pelo menos faça um compromisso consigo mesmo.
Diga alto, escreva na agenda, coloque no frigoríco, na porta de casa, no espelho em que se olha de manhã.
E vamos lá... degrau a degrau.


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