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Esta é uma modalidade de intervenção psicológica focada em ajudar os pais nas dificuldades que encontram na sua interacção com os seus filhos. Através do trabalho desenvolvido em algumas sessões, os pais terão acesso a informação e estratégias que irão simplificar e facilitar a resolução dos seus principais problemas. O objectivo último será auxiliar os pais a ajustarem-se às necessidades dos seus filhos, em cada etapa do seu desenvolvimento, sobretudo quando se deparam com momentos, dificuldades ou necessidades específicas que não estão a conseguir resolver sozinhos!
Parentalidade Mindful ou Consciente
A chegada de um irmão
Desenvolvimento
Conflitos entre irmãos
Entrada para a escola e Prontidão Escolar
Comportamento e limites
Adolescência
Separação / Divórcio
Regulação das Responsabilidades Parentais
A chegada de um irmão
Desenvolvimento
Conflitos entre irmãos
Entrada para a escola e Prontidão Escolar
Comportamento e limites
Adolescência
Separação / Divórcio
Regulação das Responsabilidades Parentais
Os pais que procuram este apoio podem estar a deparar-se com dificuldades relacionadas com comportamento, problemáticas emocionais ou mesmo educativas. Podem estar a passar por uma situação de separação ou divórcio, o nascimento de um novo irmão, uma ida para a creche, ou uma mudança no comportamento da criança que não estejam a saber interpretar e resolver adequadamente.
Por outro lado, há também alguns pais que recorrem a esta modalidade de intervenção quando identificam nos seus filhos, dificuldades em lidar com algumas emoções, como a ansiedade ou a frustração, com a falta de interesse e rendimento escolar ou que estejam com dificuldades de integração social na escola. Apesar de consiguirem identificar que as dificuldades se centram mais na criança ou adolescente, querem encontrar uma forma de os ajudarem a resolver o problema em família..
Podem ainda recorrer ao Aconselhamento Parental as famílias que têm crianças ou adolescentes com problemáticas já diagnosticadas e que estão a ser acompanhadas, como nos casos de dislexia, discalculia, défice de atenção, hiperatividade, entre outras, mas querem complementar a intervenção individualizada com informação e estratégias específicas para os pais ou quem os rodeia. Nestas situações, estabelecemos uma articulação directa com todos os outros técnicos de saúde (pediatras, psicólogos, terapeutas) ou educação (educadores, professores) que estejam envolvidos no processo de acompanhamento.
Como decorre?
Quando é feito o pedido, é agendada uma sessão conjunta, na qual deverão (idealmente) estar presentes todos os elementos da família envolvidos directamente com a criança ou adolescente. Nesta sessão será avaliada de forma geral a problemática central e será delineado com os pais o processo específico de avaliação mais aprofundada das necessidades dos pais e do(s) filho(s). Estas sessões de avaliação seguintes podem implicar que haja uma ou mais sessões específicas com a criança ou adolescente antes de prosseguir o processo de aconselhamento. Nesta fase inicial proceder-se-á ainda a uma articulação com os restantes técnicos que estão directamente envolvidos com a família, que pode ser feita de forma directa (através de reunião ou contacto telefónico) ou de forma indirecta (através de questionários ou escalas). O aconselhamento decorrerá com uma periodicidade acordada entre a psicóloga e os pais, de acordo com os resultados que os pais vão observando.
Caso queira informações mais detalhadas sobre esta modalidade de avaliação/intervenção, envie email inesvinagre.psicologa@gmail.com