Eu, Inês.


 Esta será um pouco da minha própria história:

Na escola, sempre gostei de todas as disciplinas... inicialmente mais deslumbrada com os números, mais tarde com as letras, línguas e humanidades, até descobrir a filosofia e a psicologia. Durante o ensino secundário obtive a certificação de proficiência em inglês (Certificate of Proficiency in English) pela Universidade de Cambridge.
Nunca esqueci a Filosofia nem a deixei de parte, mas escolhi Psicologia. Convicta que seria uma área que me permitiria manter uma maior abertura ao mundo e à aprendizagem constante. Ou então porque seria o adiar das escolhas que nos estreitam caminhos... Não me enganei muito. Todos os dias aprendo com os meus clientes, desde os mais pequeninos, com idades que se contam só com uma mão, até aos que já não chegam as mãos e pés, juntos, vezes 5!

No ano 2000 entrei para a licenciatura em Psicologia da Universidade de Coimbra, a cidade que me viu nascer, ao mesmo tempo que fui viver para uma casa partilhada com 14 colegas dos mais variados pontos do país continental e ilhas, e de várias faculdades e áreas de estudo. No ano seguinte já éramos 21, mais os inúmeros convidados diários.  Juntei-me ao projecto de voluntariado da faculdade, o Sorriso Aberto, e assumi a sua co-coordenação durante dois anos, enquanto era voluntária no Colégio de São Caetano. Nos últimos anos da licenciatura escolhi o ramo de pré-especialização de Psicologia Educacional e como disciplinas opcionais as de Psicologia Clínica e algumas de Psicologia das Organizações, como Formação e Desenvolvimento Organizacional. Desde o 4º ano da licenciatura que comecei a estagiar na consulta de Psicologia Educacional à comunidade no NUPTE, núcleo de investigação científica na área da Psicologia e Tecnologia Educativa, onde continuei a colaborar licenciada, até 2006. No último ano passei a estagiar também na Equipa Móvel Multidisciplinar de Centro Litoral do Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil, e organizei um seminário nesta temática.  Nesta fase final da passagem pela faculdade,  ano colaborei ainda na direcção do Núcleo de Estudantes e foi uma experiência de companheirismo e trabalho de equipa absolutamente fantástica.

Durante a licenciatura concluí ainda o curso de Língua Gestual Portuguesa e um curso de Psicofarmacologia, organizados pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Para aprofundamento das temáticas das Perturbações de Desenvolvimento, abordadas na faculdade, frequentei ainda um curso técnico-prático organizado pela Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo ("Estratégias Terapêuticas para pessoas com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo").
Aprendi quase tanto na faculdade como fora dos seus claustros. Coimbra deixa mesmo muitas saudades...

Já depois de terminada a faculdade, mas ainda antes de iniciar a minha prática profissional, decidi dedicar o meu último "verão de férias completo" ao voluntariado. Comecei por ser monitora na Colónia da Cáritas de Leiria na Praia de Pedrógão, uma experiência fabulosa de envolvimento de crianças com mais e menos oportunidades num mesmo espírito de comunidade, entre-ajuda e brincadeira. Foram dias muito felizes, a faze-los e a ser muito feliz... A segunda experiência foi mais longe, com destino à Croácia, onde nem os 3 dias de autocarro me retiraram a energia para o que se seguiria! Trabalhamos com crianças e comunidade na mediação cultural de um povo naturalmente fragilizado pelo conflito militar entre bósnios, croatas e sérvios ainda tão presente na memória de todos. Ajudamos na reconstrução de casas ainda destruídas pelos bombardeamentos, limpamos destroços e restos deixados para trás na reserva florestal nacional. No regresso houve ainda oportunidade de conhecer alguns países e deixar a promessa de regressar com mais tempo e intenção de apenas desfrutar da viagem: Itália, Croácia, Eslovénia, Austria, Alemanha, França, Espanha.

Depois da conclusão da Licenciatura rumei a norte. Convidada pela minha co-orientadora de estágio no Núcleo da Faculdade, fui trabalhar na área das perturbações do desenvolvimento e aprendizagem num centro de avaliação e intervenção psicopedagógica. Comecei por fazer avaliações de desenvolvimento e cognitivas, com a aplicação das escalas, como as de Griffiths e de Wechsler a crianças entre os 3 e os 12 anos de idade. Por sentir que a licenciatura me tinha "apetrechado" de algumas competências e ferramentas, mas as necessidades eram muito maiores, iniciei o Mestrado em Temas de Psicologia na Universidade do Porto, no domínio da Psicologia da Educação e Desenvolvimento - Intervenção Precoce e Ensino Especial. Depois seguiu-se um ano intensíssimo de intervenção com estas crianças, as suas famílias e os seus professores, em domínios tão diversos como atraso de desenvolvimento, patologias da linguagem, perturbações do comportamento e emocionais... O Mestrado estava a ser uma óptima mais valia! Colaborei também nesta altura como formadora numa Pós-Graduação em Ensino Especial na Psifactor do Porto. Ainda iniciei o ano lectivo seguinte com o período de avaliações em Amarante, mas comecei a descida do Douro e fui trabalhar para "não tão longe" de casa... no Porto e em Oliveira do Douro.

Muito pertinho do Natal de 2006, recebi uma prenda antecipada e pude voltar a casa... Vim para Alcobaça, onde ainda hoje permaneço, para colaborar numa Instituição Privada de Solidariedade Social, a Fundação Maria e Oliveira, nas suas diversas respostas sociais de apoio a idosos e crianças - Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Creche, Pré-Escola e ATL. Aqui desenvolvi até Agosto de 2016 a intervenção clínica a par da vertente desenvolvimental e educacional, apoiando crianças e pais com problemáticas do desenvolvimento e emocionais/comportamentais. Nas valências de apoio à terceira idade realizei avaliações cognitivas, emocionais, de personalidade, intervenção nos domínios cognitivos com a estimulação cogntiva preventiva e de reabilitação nas demências e outras perturbações neurológicas, bem como promoção da autonomia e da adaptação à institucionalização. Tendo também uma grande prevalência de perturbações depressivas, como é comum nas pessoas idosas, foi também este um domínio importante da minha intervenção. Complementei a minha acção de psicóloga com o planeamento e desenvolvimento de formação para os colaboradores da instituição, tendo desenvolvido acções como "A morte e o luto - cuidadores formais"; "Desenvolvimento pessoal - prevenção e gestão da ansiedade e stress" (para cuidadores formais de idosos, auxiliares de acção educativa e educadores de infância). Depois de um uma pausa de um ano da minha colaboração com esta instituição para desenvolvimento da minha prática clínica em psicoterapia no contexto privado, decidi continuar a dedicar-me em pleno apenas à prática privada nos consultórios em Leiria e Alcobaça.


Paralelamente, em 2008 comecei a colaborar como Psicóloga e coordenar o Departamento de Psicologia e Terapia da Fala dos Centros Essência do Saber, em Alcobaça, Leiria e Caldas da Rainha. Nestes centros o trabalho desenvolvido até Setembro de 2016 foi sobretudo nos domínios das dificuldades de aprendizagem, nomeadamente na avaliação e intervenção na dislexia, e das problemáticas do insucesso escolar, nas quais há frequentemente a necessidade de intervir de forma sistémica, com professores e pais na identificação dos factores de vulnerabilidade e promoção de competências sociais, emocionais e académicas.



Com os atrasos inerentes à distância e dificuldades de deslocação, concluí o Mestrado em 2010  com a tese: Prontidão escolar: Concepções e práticas de avaliação.



Como a Psicologia Clínica não era a minha área de formação principal, procurei sempre que a minha prática fosse supervisionada: de 2005 a 2006 pelo Professor Victor Moita, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, depois em 2007  pela Professora Dr.ª Maria do Céu Salvador da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, na Psikontacto,  e actualmente supervisionada pela Dr.ª Íris Ramos Guerra, em Alcobaça.
Contudo, não sendo a Psicologia Clínica uma área de investimento formativo desde a licenciatura, iniciei a frequência do curso de Pós-Graduação na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, para me formar como psicoterapeuta nesta vertente em 2010. Um motivo maior (o meu amor pequenino) dificultou a possibilidade de concluir esta formação até hoje, tão completa quanto extensa, e por isso optei por frequentar em 2013 uma outra formação mais intensiva, "Pós-Graduação em Terapias Cognitivo Comportamentais", com a Coordenação Científica do Prof. Doutor Daniel Rijo (Universidade de Coimbra), no Instituto CRIAP - Psicologia e Formação Avançada (concluída em Setembro de 2014, com nota final de 18 valores), com estágio no Centro Villaramadas.


Como formação complementar, frequentei e concluí os seguintes:
  • Curso Avançado em Divórcio – Como minimizar o impacto nas crianças – 3ª edição, CRIAP (2016)
  • Curso Intensivo em Intervenção Psicológica com Vítimas de Violência na Intimidade – 2ª edição, CRIAP (2016)
  • Curso Certificado Europeu de Psicologia - Modelo de Competências, da Ordem dos Psicólogos (2013)
  • Curso "Avaliação Psicológica e Intervenção Sistémica em Processos de Regulação das Responsabilidades Parentais", na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2012)
  • Curso “Compreender o Envolvimento para Promover o Desenvolvimento: avaliação e intervenção em contexto de creche e jardim-de-infância”, organizado pela Associação Nacional de Intervenção Precoce (2007)
  • XIV Curso Intensivo de Desenvolvimento (0-5 anos), organizado pela Associação Nacional de Intervenção Precoce (2007)
  • Curso de Formação Contínua em Psicologia: Supervisão de Estudos de Caso (Crianças e Jovens) em contextos de risco e sofrimento psicológico e sócio-educacional, orientado pelo Prof. Dr. Vitor Moita na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2005 e 2006)
Um ano depois do estágio pela formação pós-graduada em psicoterapia cognitivo-comportamental, iniciei uma colaboração com o Centro de Tratamento Villaramadas onde desempenhei funções de psicoterapeuta.

Mantive ainda colaborações com outros colegas psicólogos, no consultório de psicologia Contracapa em Leiria, onde desenvolvemos um projeto em parceria com a União de Juntas de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, o iii+.

Foi aqui que nasceu o EmocionalMente, tendo dado os seus primeiros passos nas escolas de Leiria e Alcobaça.
A partir de  minha 2016 iniciamos o projeto de uma equipa de saúde mental Pomar de Braços, coordenada pela Dra. Íris Ramos Guerra, tendo posteriormte resultado no nosso espaço de consultório em Alcobaça em novembro de 2017, com diversas iniciativas e projetos de implementação dos nossos objetivos na comunidade.
Mas o que começou como um pequeno projeto, cresceu e criou raízes, tendo sido formalizada como Pomar - Saúde e Desenvolvimento, Lda desde Novembro de 2019 e é atualmente uma equipa com cerca de 12 colaboradores focada na intervenção especializada e interdisciplinar (psicólogos, psiquiatra, nutricionistas, terapeuta da fala e assistentes sociais).

Depois do fim do projeto da Contracapa em 2018, fundei com a minha colega Odília Abreu, o Núcleo de Psicologia de Leiria, onde mantenho prática clínica privada e faço supervisão a psicólogos nesta cidade.

No ano de 2019 iniciei a minha colaboração com o projeto Geração S+ em Alcobaça, cuja missão é promover estilos de vida saudáveis entre jovens, famílias e comunidade. 
Tenho colaborado no trabalho interdisciplinar ao nível do planeamento e avaliação do projeto, na publicação de artigos e textos para a comunicação social sobre o tema da saúde mental e parentalidade, bem como no desenvolvimento de grupos de pais.


Sou Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos, com a Cédula Profissional Nº 8503,
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação candidata às especialidades avançadas de Psicogerontologia, Intervenção e Avaliação em Necessidades Educativas Especiais e Psicoterapia.

Tenho Certificação de Aptidão de Formador, CCP n. EDF 430994/2007 DN

Estou registada como prestadora de cuidados de saúde na ERS e os meus consultórios são unidades certificadas com os números de registo E132163 e E124066.
Inês Vinagre. Com tecnologia do Blogger.

Marcar consulta






Theme Designed By Hello Manhattan
|

copyright Inês Vinagre

copyright Inês Vinagre