Ser feliz | Estar feliz | Procurar a felicidade

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Todos nós já quisemos ou queremos ser felizes. Até mesmo o Dalai Lama disse: "O propósito da vida é buscar a felicidade". Mas será que lá queremos chegar?
A palavra "felicidade" pode ter dois significados muito diferentes. Geralmente refere-se a um sentimento: uma sensação de prazer, alegria ou gratificação. E como todos gostamos de nos sentir bem, não será de estranhar que os perseguimos. No entanto, tal como todos os sentimentos e sensações, a felicidade não é permanente. Por muito que tentemos agarrar-nos, ela escapa o tempo todo. 
O outro significado da felicidade é "uma vida rica, plena e significativa". Quando fazemos o que realmente importa, quando nos movemos em direções que consideramos valiosas e dignas, quando esclarecemos o que defendemos na vida e agimos de acordo, então nossas vidas se tornam ricas e cheias e significativas, e experienciamos uma poderosa sensação de vitalidade. Este não é um sentimento fugaz - é um sentido profundo de uma vida bem vivida. E, embora esta vida nos proporcione, sem dúvida, muitos sentimentos agradáveis, ela também nos deixará desconfortáveis, com tristeza, medo e raiva. Isto é garantido. Se vivermos uma vida plena, sentiremos toda a gama de emoções humanas. 

No livro The Happiness Trap (Russ Harris, 2008), defende-se que o segundo significado de felicidade nos trará melhor resultado que procurar o primeiro. É claro que sentimentos alegres são bastante agradáveis, e certamente devemos aproveitar ao máximo quando se apresentarem. Mas se tentarmos tê-los o tempo todo, estamos votados ao fracasso. A realidade é que a vida envolve dor. Não há como fugir disso. Como seres humanos, todos nós nos deparamos com o fato de que, mais cedo ou mais tarde, ficaremos doentes, enfraqueceremos e morreremos. Mais cedo ou mais tarde, todos perderemos relacionamentos importantes por rejeição, separação ou morte. Mais cedo ou mais tarde, todos ficaremos frente a frente com uma crise, decepção e fracasso. Isso significa que, de uma forma ou de outra, todos nós vamos sentir sentimentos dolorosos. A boa notícia é que, embora não possamos evitar a dor, podemos aprender a lidar com ela muito melhor - se dermos espaço a que apareça, a possamos reconhecer e criarmos uma vida digna de ser vivida.

Inês Vinagre. Com tecnologia do Blogger.

Marcar consulta






Theme Designed By Hello Manhattan
|

copyright Inês Vinagre

copyright Inês Vinagre