Proporcionamos uma intervenção especializada e integrada. Sempre que necessário desenvolvemos um trabalho integrado em equipa multidisciplinar ou em articulação com outros profissionais e interlocutores.
Avaliação e Intervenção em Psicologia da Educação e Desenvolvimento
- Dislexia e outras dificuldades específicas de aprendizagem (Disortografia, Disgrafia, Discalculia)
- Défice de Atenção / Hiperatividade
- Perturbações do Desenvolvimento
- Prontidão Escolar para o 1º ciclo
- Sobredotação
- Problemas de desempenho escolar (Insucesso, desmotivação ou desinvestimento)
- Orientação Escolar e Profissional: Aconselhamento nas transições de ciclo
Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica é um serviço especializado para responder a solicitações específicas ou para estabelecer os objectivos de uma intervenção terapêutica.
Procura-se uma exaustiva compreensão e descrição do criança/adolescente e das suas dificuldades para que se possa proceder à elaboração de diagnósticos descritivos e compreensivos, assim como o planeamento da intervenção psicológica, ou do encaminhamento para uma intervenção que melhor se enquadre nas necessidades apuradas.
Como estratégias de avaliação são utilizadas as técnicas e métodos de entrevista clínica, observação directa, questionários de auto-resposta e escalas de desenvolvimento intelectual e sócio emocional. Geralmente é realizada em três ou mais sessões (dependendo do objetivo), após as quais é elaborado um relatório descritivo e compreensivo de todo o processo que é entregue, explicado e discutido presencialmente.
Como decorre o processo de Avaliação com crianças e adolescentes?
A avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes tem algumas características específicas, uma vez que o pedido inicial é formulado, na maior parte das situações, por intermédio dos pais ou outros familiares, educadores ou professores.
O processo de avaliação decorre segundo as etapas seguintes:
1a Sessão - com os pais (ambos de preferência, ou consentimento de ambos quando não for possível a presença no primeiro momento)
- Estabelecimento de relação terapêutica com a criança/adolescente e pais
- Caracterização do pedido inicial
- Recolha de informações
- Entrega de inventários de avaliação (para contexto familiar e escolar)
- Estruturação e agendamento do processo de avaliação e/ou intervenção
2a Sessão - com a criança/jovem (pode acontecer em mais que um momento)
- Estabelecimento de relação terapêutica
- Procedimentos de avaliação
- entrevista
- aplicação de provas de avaliação cognitiva / emocional / psicopedagógica
3a Sessão - com os pais (ambos de preferência ou em separado se assim for solicitado)
- Estabelecimento de relação terapêutica
- Caracterização do desenvolvimento e contexto familiar
- Procedimentos de avaliação (caso necessário)
5a Sessão - com o educador / professor / director de turma (No caso de não ser possível uma articulação presencial, esta será sempre realizada de acordo com o meio alternativo preferencial do responsável (email, skype, telefone)
- Caracterização do processo educativo e contexto escolar
6a Sessão - com os pais e criança/adolescente
- Devolução dos resultados da avaliação e planificação da intervenção, definindo como foco o aconselhamento psicoeducativo para os contextos familiar e escolar