O que é a Terapia de Aceitação e Compromisso?

domingo, 18 de junho de 2023



A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT, na sigla em inglês) é uma abordagem psicoterapêutica que visa ajudar as pessoas a lidar com o sofrimento psicológico e viver uma vida mais plena e significativa. Baseia-se em princípios e técnicas que promovem a aceitação de pensamentos e emoções difíceisies, ao mesmo tempo que direciona a pessoa para uma ação mais alinhada com os seus valores.

Numa sessão de terapia ACT, trabalhamos em permanente colaboração ativa - psicóloga e paciente - a aceitação, o compromisso com valores pessoais e a flexibilidade psicológica. 

  • Exploração de valores: identificar com clareza quais são seus valores fundamentais na vida, promovendo reflexões sobre o que é realmente importante e significativo para si e como gostaria de viver de acordo com esses valores.

  • Consciência plena: a prática da atenção plena é frequentemente incorporada na ACT. Exploramos técnicas para que observe os seus pensamentos, emoções e sensações físicas sem julgamento, permitindo uma maior tomada de consciência e aceitação do momento presente.

  • Identificação de evitamentos e lutas: reconhecemos os padrões na forma como lida com pensamentos e emoções difíceis. Estes padrões podem incluir suprimir, evitar ou tentar controlar pensamentos que podem levar a um maior sofrimento a longo prazo, ao invés de procurar a aceitação. 

  • Desfusão cognitiva: ao desenvolver competências para observar os pensamentos de forma distanciada, reconhecendo que são apenas eventos mentais, não verdades absolutas, ajuda a reduzir a influência dos pensamentos negativos e a desenvolver com eles uma relação mais flexível.

  • Compromisso com a ação: A terapia ACT enfatiza a importância de agir de acordo com os valores pessoais, mesmo na presença de pensamentos e emoções difíceis. Iremos definir metas e planos de ação que sejam congruentes com os seus valores, dando passos práticos em direção a uma vida mais significativa.

Estes são apenas alguns aspectos que podem estar presentes num processo psicoterapêutico segundo o modelo ACT. É importante ressaltar que mediante pedidos e objetivos diferentes, a experiência individual de cada pessoa em terapia será sempre ajustada às necessidades e características pessoais.


Sejam quais forem os desafios emocionais ou psicológicos que esteja neste momento a experienciar, ao procurar ajuda de um@psicólog@ já está a dar um passo importante para cuidar da sua saúde mental.
👇
Inês Vinagre. Com tecnologia do Blogger.

Marcar consulta






Theme Designed By Hello Manhattan
|

copyright Inês Vinagre

copyright Inês Vinagre