Foto Dan Meyers |
Todos ficamos em choque quando a possibilidade de uma dor que na sua magnitude ninguém via, se materializa numa tragédia na qual ninguém quer acreditar.
O ator Pedro Lima era alguém para quem qualquer um de nós, espetadores pelo filtro do ecrã, acreditariamos que a vida só podia ser de felicidade, que aparentemente tinha tudo para ser feliz!
Tomemos este momento para olhar sem filtros para uma realidade humana, ninguém é imune ao sofrimento. Pensamentos depressivos não se testam numa análise de sangue, não aparece um coração partido num raio-x. Mas existe. É real.
E acredita, não estás sozinho.
Por mais que aos olhos dos outros possam dizer-te que não tens razão para sofrer, se a sentes a tua dor existe. e não, não passa mesmo que te digam que não tens razões para estar triste, que tens de dar valor ao que tens, que há quem esteja bem pior... Pode até deixar de te apetecer mostrar o teu sofrimento, pode parecer que incomoda, que é demasiado, se para ti ainda mais para os outros. Que mais vale não incomodares, não dizeres, esconderes atrás de um sorriso só por hoje. ou talvez para sempre.
Não o faças. Mereces mais, sei que hoje não achas mas é possível. Tu importas.
Pede ajuda, uma e outra vez se for necessário.
Eu, ou outro psicólogo atrás de uma linha de emergência estaremos aqui para te ouvir e para te guiar até que te encontres. Até que a angústia e a dor ganhem espaço e possas respirar novamente.
Não desistas de ti, eu não desistirei.
Se precisas de apoio urgente contacta o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) – 112 ou dirige-te ao Serviço de Urgência.
Linhas de apoio emocional e prevenção ao suicídio
Diariamente das 20h às 23h
22 208 07 07