Como estar mais presente na sua vida

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Foto @alexanderramsey em Unsplah


A presença é algo que tomamos como assumido quando aparecemos nos vários momentos da nossa vida. Mas se observarmos com mais atenção a nossa própria presença apercebemo-nos de que quase não estávamos lá quando bebemos o nosso café esta manhã, quando tomamos o nosso duche, quando escutamos de fugida o que nos diziam pela manhã, quando saímos em modo automático para os nossos compromissos. 
Esta dificuldade em estarmos presentes pode trazer inúmeros problemas, desde meros esquecimentos ou perda de uma parte de uma conversa, até um acidente com consequências importante ou a sensação de estar a passar ao lado, não conseguindo desfrutar de momentos irrepetíveis da sua vida. Pode ser porque estamos absorvidos por um estado emocional intenso que nos impede de conectar realmente com o que nos rodeia ou podemos apenas andar apressados e em piloto automático, a responder de urgência em urgência ao que está na agenda ou nas notificações do telemóvel.

3 dicas para estar mais presente na sua vida:

  1. Agende de acordo com as suas prioridades
    É muito fácil que um telefonema, um pedido de última hora, ou o tempo de espera entre compromissos nos distraiam do que pode ser importante para si, como passar tempo de qualidade com os seus filhos, cuidar da sua saúde ou tomar uma decisão. Se a sua agenda estiver organizada de acordo com o que não quer deixar de fazer (ir ao ginásio, cozinhar, ir às compras com tempo para não tomar decisões impulsivas, brincar com os seus filhos, ir lanchar com aquela amiga, ir a pé para o trabalho, ler...) será menos provável que diga ao final do dia que foi por falta de tempo que não o fez. Contudo, se ainda assim acontecer, não se preocupe... Esta tomada de consciência é o primeiro passo para nos colocarmos no que fazemos por inteiro. Pelo menos sabe agora que tem de planear e organizar o seu tempo de outra forma.

  2. Encontre tempo para as suas preocupações
    É perfeitamente normal que no decorrer de um dia nos detenhamos com preocupações que nos ocupam a mente, nos distraem do que queremos fazer e que nem sempre podemos resolver no imediato. Então, algo que pode fazer para que retome rapidamente o foco na atividade que estava a desenvolver é anotar a sua preocupação num bloco de notas, num post-it ou numa aplicação de telemóvel, mais tarde, no momento que definiu na sua agenda para se dedicar às preocupações do seu dia poderá olhar para a sua lista e aí perceber o que ainda tem de ser resolvido com ações concretas.

  3. Pratique estar presente
    Escolha um momento da sua rotina que faça todos os dias, pode ser lavar os dentes ou caminhar para casa ao final do dia, mas também aquele momento em que está a lavar a loiça ou aquele exato momento antes de colocar a chave na porta de casa. Depois de escolhido, dedique a sua atenção plena enquanto realiza esta tarefa e esteja ali, por inteiro... Note as suas sensações, o vaguear da sua mente, mas o retornar ao que está a fazer. Já o dizia tão sabiamente Fernando Pessoa: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No mínimo que fazes.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Faço-lhe este desafio por hoje: experimente observar a sua presença por este dia. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
...pode ser que se descubra!
Inês Vinagre. Com tecnologia do Blogger.

Marcar consulta






Theme Designed By Hello Manhattan
|

copyright Inês Vinagre

copyright Inês Vinagre